07/02/2010

Meus Projectos: Um Livro, Porque sim

Boas!

Mais uma entrevista do E2 disponível no site. Leonor Figueiredo, Jornalista de formação, lançou-se na busca da sua vida: Á procura de respostas sobre o próprio pai, foi tropessando em pessoas, cujas vidas merecem, devem, ser contadas.

Clicar Aqui P/ Ver Entrevista

Sobre o livro:

"Quando procurava elementos sobre o seu pai, desaparecido em Angola, em 1975, a jornalista Leonor Figueiredo descobriu que vários portugueses foram deixados propositadamente nos cárceres do MPLA, pelas Forças Armadas Portuguesas, no momento da retirada da antiga colónia. Alguns dos detidos tinham feito assaltos e roubado armamento para um outro movimento de libertação, o de Holden Roberto. Um deles, conseguiu mesmo sequestrar um avião.
Portugal não quis que estes portugueses regressassem à metrópole nem os quis submeter aos tribunais nacionais. Atirou-os para a justiça alheia, mesmo sabendo que estes jovens de 30 anos tinham sido raptados meses antes da independência de Angola por elementos do MPLA
À história trágica de seu pai, a autora somou outros casos desconhecidos sobre a polémica descolonização de Angola, como a prisão de um primo juiz do então Presidente Costa Gomes; a verdadeira história da médica Fernanda Sá Pereira, desaparecida na sequência de uma falsa notícia sobre antropofagia; a busca infrutífera do irmão do comandante Bravo, que o nosso governo não queria que fosse português."
 
Sobre a Autora:
Leonor Figueiredo, jornalista, viveu em Angola até 1975, e a história dramática do desaparecimento do pai acompanhou-a desde então, levando à descoberta de muitas outras histórias igualmente terríveis.


Nota: Informações sobre a autora retiradas do blog da editora Aletheia

K

Sem comentários:

Seguidores