Entrevistas E2 (RTP2)



15 DE FEV DE 2010

Meus Projectos: Um Livro Porque Sim

Um rio de Contos


Sessenta autores consagrados, jovens, portugueses, brasileiros...
Todos escrevem sob a temática do rio, um dos elementos mais interessantes da natureza.

http://www.e2.ipl.pt/e2online/programa181.php#4

Nesta entrevista Guilherme, um jovem autor, e Celina, responsável da Editora Tágide, estiveram no "Um Livro, Porque Sim" para uma trocar ideias e impressões. Pessoalmente, tendo em conta que foi a primeira vez que fiz uma entrevista com mais do que um entrevistado, só posso agradecer porque foi duplamente estimulante.

7 DE FEV DE 2010


Meus Projectos: Um Livro, Porque sim

Boas!

Mais uma entrevista do E2 disponível no site. Leonor Figueiredo, Jornalista de formação, lançou-se na busca da sua vida: Á procura de respostas sobre o próprio pai, foi tropessando em pessoas, cujas vidas merecem, devem, ser contadas.

http://www.e2.ipl.pt/e2online/programa180.php

Sobre o livro:

"Quando procurava elementos sobre o seu pai, desaparecido em Angola, em 1975, a jornalista Leonor Figueiredo descobriu que vários portugueses foram deixados propositadamente nos cárceres do MPLA, pelas Forças Armadas Portuguesas, no momento da retirada da antiga colónia. Alguns dos detidos tinham feito assaltos e roubado armamento para um outro movimento de libertação, o de Holden Roberto. Um deles, conseguiu mesmo sequestrar um avião.
Portugal não quis que estes portugueses regressassem à metrópole nem os quis submeter aos tribunais nacionais. Atirou-os para a justiça alheia, mesmo sabendo que estes jovens de 30 anos tinham sido raptados meses antes da independência de Angola por elementos do MPLA
À história trágica de seu pai, a autora somou outros casos desconhecidos sobre a polémica descolonização de Angola, como a prisão de um primo juiz do então Presidente Costa Gomes; a verdadeira história da médica Fernanda Sá Pereira, desaparecida na sequência de uma falsa notícia sobre antropofagia; a busca infrutífera do irmão do comandante Bravo, que o nosso governo não queria que fosse português."

Sobre a Autora:
Leonor Figueiredo, jornalista, viveu em Angola até 1975, e a história dramática do desaparecimento do pai acompanhou-a desde então, levando à descoberta de muitas outras histórias igualmente terríveis.


Nota: Informações sobre a autora retiradas do blog da editora Aletheia

K

30 DE JAN DE 2010


Meus Projectos: Um Livro Porque Sim

Mais um livro, ou seja, mais um conversa muito agradável. Carlos Almeida com "Os Senhores da Vida e da Morte". Este livro conduz o leitor para que, ao rever-se em histórias alheias, encontre o seu próprio caminho.


http://www.e2.ipl.pt/e2online/programa179.php


Sobre o autor:



Carlos Almeida
38 anos. Escritor como paixão. Natural de Moçambique, viveu 30 anos em Viseu e neste momento reside na Marinha Grande.
Os Senhores da Vida e da Morte é o seu segundo livro.
Além da escrita também teve participações em teatro amador, bem como um curso de representação e construção teatral no Teatro Viriato, em Viseu.
Escreve por prazer, pela força de traduzir nas palavras o que os sentimentos fervilham nos pensamentos.
Também presente na blogosfera, tenta sempre contribuir para a discussão das ideias, transformar as filosofias, mudar mentalidades, crescendo com o conhecimento.
É um Humanista por convicção, um Positivo por crença.

Sobre o Livro:



Este livro está dividido em duas partes, a dos senhores da morte e a dos senhores da vida. Duas partes que nos levam a mundos diversos, em diversos locais do planeta, com o intuito de definir esta fronteira tão curta como complexa entre a vida e a morte, entre o que nos separa e o que nos aproxima.
Será a morte para quem sofre uma salvação à dor? Será a vida apenas uma etapa, uma viagem de conhecimento humano?


Nesta história ainda o conflito da igreja com o racional, o confronto entre o que é a teórica salvação e o que é o sentimento real do humano que se vê perante o seu fim.
A eutanásia é um tema sempre presente nas consciências humanas. Até onde vai a fronteira entre o ético e o lógico? Onde está a fronteira entre a lei e a consciência? Até onde podemos ter o direito de manter na vida alguém que afinal está morto, mas apenas tem um corpo vivo?
Este livro é um livro de vida, chocando com vários tipos de pensamento socio-religiosos.
É um livro para reflectir, pensar e mesmo confrontar.
É um livro onde todos estamos ligados.

Nota: Todas as informações relativas ao autor ou livro têm origem no site da editora Mill-Books

K

25 DE JAN DE 2010


Meus Projectos: Um Livro Porque Sim

Paulo Alexandre Gil

O jovem autor começou a ser conhecido através da internet. Logo em seguida, na sequência de vários pedidos dos seus leitores, lançou o livro "Quimeras desconcertantes".

http://www.e2.ipl.pt/e2online/programa178.php



Sobre o autor:


"Conhecido através da Internet sobretudo por “Alexander The Poet”, Paulo Alexandre Gomes Gil nasceu a 18/04/1979 no Fundão mas logo aos dois anos foi para a Mealhada. Por lá ficou estudando na Mealhada, Mogofores e Coimbra. Aí seguiu para Vila Real para tirar o seu curso superior e aí formou-se em Eng. Electrotécnica e Informática na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Sempre voou pelo país em busca do seu poiso. Trabalhou em Vila Real, Porto, Mealhada e agora permanece em Lisboa. Exerceu como Eng. Electrotécnico durante um ano onde desenvolveu uma máquina para a área da saúde, mas sendo a sua paixão a área da informática deixou por completo a vertente da Electrónica apostando naquela. Cada vez mais a superar-se como programador informático, a inovar nessa área e a deixar uma marca bem pessoal nesse mundo. Mas a sua alma sempre ansiou mais e mais... Esta sede insaciável de vida e de infinito levaram-no a complementar a sua vida com a área das Artes. Neste momento está a dar os primeiros passos na Pintura a Óleo sobre Tela, no Teatro, onde já actuou numa peça no Tivoli, e começa a espreitar o mundo da musica... Mas destacou-se sem duvida onde debruçou a sua alma e espelhou-a em palavras, actos e anseios... Este é o seu primeiro livro e ele diz que acabou só agora de abrir o primeiro capítulo do que tem para dar à escrita..."

 Nota: Todas as informações presentes sobre autor e livro foram retiradas do site da editora "Temas Originais"


K

20 DE JAN DE 2010


Um Livro, Porque Sim: Nuno Júdice







Mais "Um Livro, Porque Sim"

Esta entrevista deu-me um especial prazer. Seja pelo desafio ou pela responsabilidade a ela associada. Quero agradecer ao autor, pela disponibilidade, e a quem tornou possível a sua vinda ao programa. De facto, é uma pessoa fascinante :)


http://www.e2.ipl.pt/e2online/programa177.php


Sobre o autor:

Nasceu na Mexilhoeira Grande, Algarve, em 1949. Formou-se em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa. É professor associado da


Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989 com uma tese sobre Literatura Medieval. Entre 1997 e 2004 desempenhou as funções de Conselheiro Cultural e Director do Instituto Camões em Paris. Tem publicado estudos sobre teoria da literatura e literatura portuguesa. Entre outras, publicou as edições de Sonetos de Antero de Quental, doCancioneiro de D. Dinis, e Os Infortúnios Trágicos da Constante Florinda de Gaspar Pires Rebelo. Publicou o primeiro livro de poesia em 1972. Recebeu os mais importantes prémios de poesia portugueses: Pen Clube em 1985, Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus em 1990 e da Associação Portuguesa de Escritores em 1994. O seu romance Por Todos os Séculos recebeu o prémio Bordalo da Casa da Imprensa. Tem livros traduzidos em várias línguas, destacando-se Espanha, onde tem uma antologia na colecção «Visor» de poesia, e França, onde está publicado na colecção Poésie/Gallimard. Dirigiu até 1999 a revista Tabacaria da Casa Fernando Pessoa. Em 2009 assumiu a direcção da revista «Colóquio-Letras» da Fundação Calouste Gulbenkian. Os seus mais recentes livros são a compilação Poesia Reunida (1967-2000) que inclui Rimas e Contas, Prémio da Crítica 2000, Pedro, Lembrando Inês (2001), Cartografia de Emoções (2001), O Estado dos Campos (2003), Prémio Ana Hatherly, Geometria Variável (2005), Prémio DST, As Coisas Mais Simples (2006), Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa e A Matéria do Poema (2008).
Em prosa os seus livros mais recentes são A Ideia do Amor e Outros Contos (2003), O Anjo da Tempestade (2004), galardoado com o Prémio Literário Fernando Namora, e O enigma de Salomé(2007).

Sobre o Livro
«Não confundas a vida com o teatro, dissera-me Rosa; e eu ouvia as mesmas palavras na boca da historiadora ao dizer-me que não devia confundir o que nasce da investigação histórica com o que realmente se passou, numa determinada época. A história do passado, somos nós que a fazemos, e não os seus protagonistas; e eu pensava nisto como se fosse uma aberração, pondo em causa todos os livros que lemos e por onde estudámos a evolução do mundo e das sociedades.
Seria tudo uma pura ficção? Então, disse-lhe, a verdadeira história está nos romances, porque aí é onde o homem projecta a sua realidade, entre o que viveu e o que sonhou, sem qualquer preocupação de construir uma cena dominada pela verosimilhança que os acontecimentos conferem ao que se escreve.»


Nota: Todas as informações sobre o livro e o autor, bem como as imagens, foram retiradas do site da editora Dom Quixote


K

15 DE DEZ DE 2009


Meus projecto: Um Livro. Porque Sim








VENDO A MINHA MÃE 
José Carlos Marques

O E2 regressa  com mais um programa, especial por ser o último deste ano de 2009. Assim sendo, um feliz Natal e uma entrada triunfante em 2010 para todos!

http://www.e2.ipl.pt/e2online/programa176.php

O livro
"Numa compilação de 40 hilariantes e inacreditáveis anúncios de vendas publicados em classificados extraídos da imprensa portuguesa, este livro leva-nos numa viagem pelo que há de mais louco no nosso País. Porque por mais inesperado que seja um negócio ou por mais incrível que seja uma transacção, o que é certo é que há sempre alguém disposto a vender... e alguém disposto a comprar!
As histórias por trás de cada um dos classificados presentes nesta obra compõem um 
puzzle que, no fundo, é um retrato fiel de um Portugal que muitos julgavam já não existir... e uma lição prática para quem acha que vender é uma coisa muito complicada.Prefácio de Nuno Markl."
O autor
"Nasceu em Torres Novas, cidade onde viveu entre 1978 e 1996. Aos 18 anos partiu para Lisboa onde se licenciou em comunicação social, convencido de que haveria de ser jornalista. Por sorte ou azar conseguiu esse intento, e iniciou a carreira profissional no extinto jornal O Independente. Esteve depois na revista Focus e, actualmente, é redactor do Correio da Manhã. Ainda vive em Lisboa. “Vendo a Minha Mãe” é o seu primeiro livro, mas há já quem não lhe queira dar descanso..."

É possível acompanhar o autor através do seu blog: www.vendoaminhamae.blogs.sapo.pt
Nota: Todas as informações que mencionadas sobre autor, livro e fotografia foram retiradas do site da Edtora Primebooks

K

26 DE NOV DE 2009


Meus projectos: Um livro. Porque Sim

Luis Miguel Rocha é o convidado desta semana do "Um Livro, Porque Sim". No seu Livro, "A virgem", foge ao seu modelo escrita tradicional - o triller - e aventura-se numa crónica de costumes. A sociedade portuguesa dos anos 30 é "esmiuçada" (palavra muito em voga nestes dias) com muito humor e mestria na escrita. Uma das coisas mais interessantes que vai encontrar é a voz do narrador que se revela um elemento dinamizador e envolvente.

Gostaria de fazer uma nota de carinho para todos aqueles que passam pelo E2 e crescem lá dentro. Acho que nunca se "sai" realmente de um projecto destes porque é um passo único e importante da nossa formação, que fica conosco. :)

http://www.e2.ipl.pt/e2online/programa175.php

www.e2.escs.ipl.pt
Sobre o Autor:

"Luís Miguel Rocha

Nasceu no Porto em 1976. Estava um dia de Fevereiro soalheiro... pelo menos é o que a mãe dele diz...
Passou a infância e adolescência em Viana do Castelo.
Actualmente, dedica-se, exclusivamente, à escrita.
É o autor bestseller do The New York Times dos livros O Último Papa e Bala Santa. Um terceiro livro sobre o Vaticano será publicado em 2010."

Sinopse:

"A VIRGEM dá-nos conta do Portugal moribundo no tempo do Estado Novo, mais precisamente na década de trinta. Um país suspenso no tempo, deslumbrado com o estrangeiro, pobre em recursos e ideias. Centrado numa família privilegiada, outras famílias se lhe juntam. Assistimos aos seus ódios, amores, perdas e cumplicidades num enredo em que o trágico e o absurdo se cruzam. Numa intriga cheia de humor, através do olhar lúcido do narrador, são desmascaradas situações gritantes de injustiça e de exploração em que o abuso de poder de alguns grupos privilegiados se passeia livremente por um país sonâmbulo e decadente com a cumplicidade silenciosa da Igreja."




nota: Todas as informações sobre o autor e sinopse do livro foram retiradas do site da editora MillBooks (http://mill-books.com/index/index1.htm)

K

20 DE NOV DE 2009


Meus Projectos: Um Livro. Porque Sim


Maria Helena Maia - Quénia Um Leve Sopro do Destino

Como sempre, uma nota antecede a divulgação de mais um programa do E2 disponível na net (em http://www.e2.ipl.pt/). Desta vez, a minha nota é para os autores que tenho tido o prazer de entrevistar e que primam pela simpatia, compreensão, capacidade de feedback e amor aos livros. Obrigada a todos por fazerem parte deste projecto.

http://www.e2.ipl.pt/e2online/programa174.php

O Livro:
"Quénia - Um Leve Sopro do Destino é uma saga familiar brilhantemente arquitectada que desde logo nos cativa pela originalidade do enredo, pelo halo de mistério que envolve as personagens, pelo fascínio dos vários cenários onde a acção se desenrola - Sintra, Alentejo, Londres, África. Alexandra Wakeley é a viúva recente de um inglês abastado nascido no Quénia. Profundamente devastada pela perda do seu grande amor, refugia-se num limbo de memórias e recordações, sem esperança de voltar a amar. Mas a vida surpreende-nos, por vezes, com novas oportunidades. E é assim que Alexandra descobre, entre os papéis da sogra recém-falecida, uma carta secreta e enigmática que virá alterar para sempre o seu destino. Um romance admirável, que trata com extrema sensibilidade os afectos mais caros à alma humana". 


A Autora:
"Maria Helena Maia é licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Coimbra. Fez o mestrado em Línguas e Literaturas Germânicas em Oxford, onde também cursou História de Arte. Foi colaboradora do The New York Times e tem três títulos publicados no domínio da ficção, dois romances e um conto incluído no livro Sete Mulheres, Sete Histórias, publicado pela Presença na colecção «Grandes Narrativas»". 

Nota: Todas as informações relativas á autora e sinopse foram retiradas do site da Editorial Presença.

K

6 DE NOV DE 2009


Meus Projectos: "Um Livro. Porque Sim"

Carlos Santos Oliveira
"Sentenças da Vida"

Este é a minha (nossa) segunda entrevista do "Um Livro. Porque Sim". Digo nossa, com toda a propriedade, porque para fazer este programa é preciso uma equipa empenhada, disponível e muito profissional. Hoje o meu desafio ao leitor é que veja todos os nomes que constam na ficha técnica do E2. 
Por fim, quero desejar um bom trabalho e muita diversão a todos aqueles que, neste momento, estão no Estoril Film Festival :)

http://www.e2.ipl.pt/e2online/programa172.php

Sinopse do Livro:
"A pedofilia, os abusos sexuais, os maus-tratos, a droga, o alcoolismo, o incesto, a prostituição, os suicidas e os assassinos, a desgraça das crianças abandonadas, raptadas, torturadas, cedidas às famílias de acolhimento e à adopção, usadas como granadas na guerra entre os pais, são uma realidade mais profunda e chocante do que a indignação que causam como notícia de abertura do telejornal, ou como primeira página de um jornal.
CRIANÇAS MALTRATADAS, ABUSADAS, ABANDONADAS…
As histórias que este livro nos conta são um repositório dra má tico e expressivo daquilo que no dia-a-dia vai desfilando por um Tribunal de Família e Menores. São descrições ade quadamente ficcionadas de casos ocorridos, sem violação do segredo de jus tiça. São relatos vívidos de algumas das maio res tragédias huma nas. Mas são principalmente um grito de alerta. E uma denúncia do submundo das lutas caninas dos pais dilacerando a inocência e a infância dos próprios filhos."
Sobre o Autor:
"Carlos Santos Oliveira nasceu na Chamusca, no Ribatejo, onde durante alguns anos exerceu a profissão de jornalista. Viveu no Brasil, tendo aí frequentado o curso de Línguas e Literaturas Modernas. Também em terras de Vera Cruz foi membro do Centro de Imigrantes Portugueses, que promovia iniciativas vocacionadas para divulgar a cultura portuguesa. É bacharel em Comunicação, foi professor nos Açores e é actualmente oficial de justiça. Tem textos publicados em vários jornais e alguns dos seus poemas fazem parte de colectâneas. Em 2008 publicou o romance É Tão Fácil Morrer e em 2009 o livro de poesia Redes.
O autor é oficial de justiça num Tribunal de Família e Meno res ― mas mais do que um funcionário, sente-se uma testemunha do julgamento da condição humana. Quase diariamente assiste ao calvário das famílias que se esboroam em ruínas, sem fé, num terramoto dos sentimentos. E estende as mãos para o pó dos escombros sob os quais as crianças continuam a chorar e a gritar por socorro."


Nota: Todas as informações de Sinopse e Autor são retiradas do site da editora Esfera do Caos.

K

21 DE OUT DE 2009


Meus Projectos: Um Livro, Porque Sim

Bruno Soares
Alex9 - A guardiã da Espada

A Entrevista:

A minha primeira aventura no mundo da televisão. O E2 - programa realizado na Escola Superior de Comunicação Social e trasmitido na RTP2. Realizado por alunos empenhados, o E2 é um meio priveligiado de trabalho, experiência e camaradagem. Obrigado pela Oportunidade.

NÃO PERCAM: todas as terças, entre a 1h e a 1.30h OU na internet emwww.e2.ipl.pt

Link para o programa de Ontem:
http://www.e2.ipl.pt/e2online/programa170.php


O Livro:
"A caminho da frente de batalha contra os invasores, o Príncipe Dael de Brodom descansava com a sua guarda junto às margens de um lago quando um estranho fenómeno aconteceu: uma estrela despenha se no lago, e das águas emerge uma mulher quase nua que cai inconsciente nos seus braços. Será este o sinal de que uma antiga profecia se está a realizar? Sem saber porquê, a Tenente Coronel Alex 9, da 3ª Unidade de Comandos de Elite, é projectada para um planeta muito parecido com a Terra, onde uma guerra entre impérios medievais se está a travar. Aparentemente, a chegada de Alex à Segunda Terra despoletou uma miríade de consequências políticas que estão ainda longe de fazer sentido. Ao longo deste volume, repleto de batalhas com espadas e armas magnéticas, as linhas de trama começam a cruzar se e descobrimos um conflito que se prepara há séculos. Mas onde levará?"

O Autor:
Martin S. Braun
Bruno Martins Soares nasceu em Lisboa a 5 de Agosto de 1971. Passou metade da sua vida no Funchal e a outra metade na capital - que continua a ser a sua cidade de eleição. Escreve ficção desde os 12 anos e em 1994 ganhou uma menção honrosa no Concurso Nacional de Jovens Criadores, tendo vencido a edição de 1996 do mesmo concurso.
Este prémio levou-o a Turim, onde representou Portugal na Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo de 1997, e onde o seu conto «Mindsweeper», publicado originalmente em «Contos Inéditos - Selecção dos Concursos Jovens Criadores ‘96» pelo Clube Português de Artes e Ideias em 1996, foi traduzido e publicado em italiano na colectânea «Quattordici Giovani Narratori Dei Mediterraneo», pela editora Lindau.
Participou ainda nas Bienais de Roma em 1999 e na de Sarajevo em 2001. Entretanto, e em colaboração com a Associação GEIC (Grupo Experimental de Intervenção Cultural), criou uma colecção de livros de jovens autores inéditos denominada «O Homem do Saco», que deu a conhecer nomes como os de Rui Pires Cabral e Possidónio Cachapa, e onde publicou a sua primeira colectânea de contos, «O Massacre», em 1996.
Profissionalmente, é licenciado em Gestão de Empresas pela European University e é actualmente Practice Leader de Change & Internal Communications na Hill & Knowlton Portugal. A sua carreira também o levou à imprensa: colaborou regularmente com jornais e revistas tanto nacionais como estrangeiros, entre os quais o Diário de Notícias, a Ideias & Negócios, o Washington Post e a Jane's Defence Weekly (de quem foi correspondente em Portugal durante três anos).

Acompanhar o autor:
http://blogs.hillandknowlton.com/blogs/brunosoares
http://esquinas.org/blog/author/ladob 
http://www.facebook.com/pages/Alex-9/105273182798

(Nota: Informações recolhidas no site da editora Saída de Emergência)

K

Sem comentários:

Seguidores