10/11/2009

Impossível não referir: Queda do Muro de Berlim - Especial RR


1989...
9 de Novembro...
Caiu um muro...

20 anos passaram desde a queda do muro de Berlim que dividia Berlim Oriental (comunista) e Berlim Ocidental (capitalista). A Rádio Renascensa fez um trabalho de multimédia digno de referência.

É fácil encontrar o Especial Multimédia na página principal do sítio electrónico. A primeira escolha que lhe é apresentada é a de ver "Berlim Hoje" ou "Berlim Ontem".
Se o apelo à memória ou a curiosodade por um acontecimento histórico não vidido imperar, veja primeiro "Berlim Ontem". Aqui encontra testemunhos dos enviados especiais da Rádio Renascensa, um assinalar das fugas históriacas, Manuel Braga da Cruz a assinalar o papel da Igreja Católica no fim da divisão da cidade alemã, uma cronologia interactiva, uma descrição dos produtos culturais produzidos na época e testemunhos de pessoas que viveram o momento.
Caso o presente se mostre mais apelativo, em "Berlim Hoje" as opções são igualmente variadas. Sente-mo-nos em torno da lareia, nestes dias em que o inverno decidiu mostrar a orelhinha, e silencio... Era uma vez... Os separadores são "conta-me como foi", "conta-me o que não vi", "conta-me como era", "conta-me a tua história" e "Gente feliz com nostalgia".
Todas as reportagens são ilustradas com áudio, foto ou vídeo. O grafismo geral é muito apelativo e intuitivo - pelo que não terá qualquer dificuldade em orientar-se.


Este é jornalismo em mudança. A rádio assume as novas necessidades dos seus ouvintes. A imagem já não é coisa da tv. Tudo é de todos e a internet tornou isso possível. Fazer multimédia não é tirar do grande ecrã e sintetizar, ou gravar um podcast e postá-lo numa página vazia. Jornalismo Multimédia tem de ser pensado como um meio complexo, completo e equilibrado. Som, fotografia, vídeo, texto e inforgrafias conjugam-se para enviar uma mensagem una e lógica.
Parabens Rádio Renascensa!

http://www.rr.pt/multimedia_reportagens_detalhe.aspx?fid=148&fileid=116459

http://www.rr.pt/default.aspx

K

Sem comentários:

Seguidores