14/09/2009

A minha escolha: Casos em que o jornalismo foi notícia (livro)



"Pensar o jornalismo Através dos casos"


"A crise do jornalismo, tão decantada nos últimos anos, é uma crise de morte, ou é antes de renovação e de crescimento? A pergunta está no centro das reflexões e análises deste volume, concebido e produzido no quadro das actividades do projecto Mediascópio, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. "


     Mega-acontecimentos, escândalos, processos extra-jornalísticos... Este livro, realizado por Manuel Pinto e Helena Sousa (org.) propõem que analisemos algumas situações em que a prática jornalística se tornou o centro de aplauso ou crítica por parte da sociedade ou dos próprios média. 
     Entre os casos citados, a memória do leitor está relativamente familiarizada com acontecimentos como o 11 de Setembro, a queda da ponte de Entre -os-Rios, o programa Big Brother ou até o caso Casa Pia. Mesmo que isso não se verifique, casa um destes é introduzido e contextualizado, de forma a conduzir o leitor de forma lógica até às conclusões. 
     Apesar de estar direccionado para profissionais do sector ou pessoas que nutrem um interesse especial pela área, o público em geral pode retirar uma lição importante: os média condicionam a nossa visão do mundo e é saudável manter autonomia face ao que é difundido.
     Este tipo de livro e raciocínio não se limita a ser uma critica ao jornalismo, é uma forma de analisar, emendar, elogiar e, assim sendo, crescer dentro da profissão. Quando se fala do mundo do média é fácil criticar a actuação dos mesmos de forma descuidada: nem se apresentam argumentos fundamentados, nem se equaciona a importância desta actividade num estado democrático. 
     O jornalismo é uma actividade nobre, mas cujo crescimento é pautado pelo "fazer primeiro, pensar depois". O imediatismo da notícia e outros factores a eles associados (como a concorrência e a ligação da actividade a empresas privadas, que precisam de fazer dinheiro) assim o exigem. Assim sendo, o bom sendo manda que, aliado a este crescimento, haja uma constante reflexão sobre os seus contornos e consequências. 


P.V.P: 14,70 euros


K





Sem comentários:

Seguidores