10/09/2009

A minha escolha: RAWA

Revolutionary Association of the Women of Afghanistan (RAWA)


     A RAWA é uma organização de mulheres afegãs que lutam pela pela paz e pela independência nacional, assim como pela preservação dos seus direitos - condicionados por um governo e uma sociedade fundamentalista.
      A organização nasceu em 1977, logo após a primeira invasão soviética do Afeganistão. Nesta altura a sua luta era por um país livre. Seguiu-se uma guerra civil e mais vinte anos de governação taliban, assente numa visão fundamentalista da religião muçulmana. Em consequência destes acontecimentos, a condição social das mulheres tornou-se muito frágil (a nível de liberdades e direitos). A RAWA tem sido reprimida desde que se formou e um dos momentos mais marcantes da sua luta foi o assassinato da líder e fundadora Mina pelos Khan (agentes do KGB afegão). 
      Actualmente, esta actua em diversas áreas, nomeadamente: organização de aulas para ensinar mulheres a ler e escrever, criação de gestão centros de formação, ajuda a refugiados, criação e gestão de orfanatos e fornecimento de serviços de saúdes.
      São muitos os inimigos da paz, liberdade de direitos de todos os cidadão afegãos. Apesar de o governo se configurar como uma democracia, ainda está longe de o ser realmente. As recentes eleições presidenciais, que opõe Hamid Karzai e Abdullah abdullah, dão vantagem ao primeiro (actual presidente do país), mas na contagem dos votos já foram assinaladas diversas irregularidade (votos fantasma). Para intensificar o ambiente, não se pode esquecer a constante guerrilha terrorista taliban, que tenta sabotar as eleições, e o reforço militar americano, que lhe pretende fazer frente. 
      O site da organização pode ser consultado em diversas línguas, incluindo o português e nele vai encontrar artigos escritos e vídeos que falam sobre os objectivos da RAWA, os seus esforços e a situação actual do país.


http://www.rawa.org/index.php (página original do site em inglês)
http://www.rawa.org/portuguese.htm (listagem de artigos do site em português)
http://www.rawa.us/movies/index.html (vídeos da organização sobre a situação actual do país).


K

Sem comentários:

Seguidores