07/09/2009

A minha escolha: "O lado Negro da Web"

     Este site é uma autêntica "pedra no charco". Começou como um site pessoal e hoje assume-se como um espaço de activismo on-line. Na génese da sua existência está a defesa do livre acesso à informação e a consciência de que esse acesso é condicionado (por mecanismosmuitas vezes invisíveis para os comuns utilizadores da internet). N'O Lado Negro da Web vai encontrar vários sites fora do comum que pode não encontrar facilmente, caso use um servidor habitual.


     Como se auto-caracteriza este sítio:
"O que é ?  O Lado Negro da Web é um site que colecciona uma série de links para outras páginas e sites.
O que defende?  A informação é um direito e por isso cabe a cada indivíduo zelar que esse direito seja acessível a todos, mesmo que para isso tenhamos que suportar abusos.
Desde quando existe?  O Lado Negro da Web começou por ser uma homepage pessoal nos fins de 1997 ...Foi só em 16 de Março de 1998 que o Lado Negro da Web assumiu exclusivamente a sua actual postura, deixando definitivamente alguns traços de página pessoal para se tornar num site dedicado ao activismo on-line.
Para que serve?  O Lado Negro da Web é um site que questiona a sua própria existência, buscando sempre algum tema polémico no intuito de revelar, a quem pare para pensar um pouco, os benefícios do Direito da liberdade de expressão na Internet."

    
     A utilização é bastante intuitiva: Seleciona uma categoria e a lista de sites aparece organizada por data. Quando abre um dos títulos desta listagem, encontra uma breve descrição do site e, em baixo, sítios electrónicos parecidos. As categorias são: Activismo & Liberdade, Blogs & Fóruns, Cómicos & Cromos, Crenças & Crendices, Drogas & Afins, Flashs & Vídeos, Imagens & Arte, Notícias & Cultura, Pessoas & Excêntricos, Radicais & Fanáticos, Sexo & Fetiches, Tecnologia & Técnica, Teorias & Conspirações, Terror & Gore, Terrorismo & Tácticas, UFO & Extraterrestres,Vigilância & Privacidade.
     Como pode ver, tão depressa ri com o site "Odeio os meus pais", como lê "Iraque Lda" ( um espaço mantido pela Corp Watch, que investiga quais são as empresas que lucram com a guerra no iraque). Além da variedade de temas, outra das virtudes a referir é o facto de ser um site em língua portuguesa.

K
http://www.ladonegro.net/

Sem comentários:

Seguidores