01/09/2009

A minha escolha: TIME


Guerra Auto-suficiente...
Uma leitura que vale a pena!


     Na revista Time desta semana o artigo de capa é "Como o crime financia os Taliban no Afeganistão".            Os taliban são donos dos maiores campos de ópio afegãos e acredita-se ser essa a principal fonte de rendimentos do movimento. Todavia, esta reportagem sustenta que essa não é a única maneira de financiar o conflito: raptos e extorsões também funcionam.
     Pedir resgates é o menos chocante deste cenário. Imagine o seguinte: uma instituição humanitária envia dinheiro para que sejam construídas escolas e estradas. Lá, no país em guerra, o construtor é obrigado a dar parte do dinheiro recebido para que os rebeldes "protejam" os materiais e o seu trabalho. Concluindo, o dinheiro que sai do ocidente contribui directamente, ou indirectamente, para perpetuar a guerra.
     O problema é reconhecido por militares e governo. É preciso encontrar uma solução, mas, enquanto isso não acontece, compensa mais ter a estrada construída (que dura muitos anos e trás prosperidade) que perder o empreendimento (porque não se quis pagar o suborno). Aceitável? Passageiro? Estas são algumas questões que se tentam ver respondidas nas entrevistas realizadas.
     A reportagem está muito bem escrita (em inglês) e agarra o leitor logo no primeiro parágrafo.
  
 Felizmente, este trabalho também está disponível online em:
http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,1919154,00.html


Fotografia: Time Magazine

Sem comentários:

Seguidores